quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Dia do Teatro Municipal


Comemorando o dia do Teatro Municipal (embora que em Belém nós não temos Teatro Municipal, já prometeram mais não cumpriram), a Federação Estadual de Teatro, FACES, vai comemorar com apresentações de quatro espetáculos.
Queremos não deixar a data passar em branco, pois independente das dificuldades em conseguir pauta nos espaços em Belém, nós estamos na luta.
                                               ESPETÁCULOS
18h00 = Teatro Infantil – A LENDA DA ESPADA DE PRATA
Companhia de Teatro Luzes =  Direção: Fernando Rassy.
Completando 22 anos em cartaz, com um  DVD sobre o espetáculo A LENDA DA ESPADA DE PRATA.O espetáculo  já conquistou, mais de  mil apresentações.
                         O espetáculo conta a história  de um bruxo que rapta a espada de prata, de um príncipe e ao mesmo tempo joga-lhe um feitiço que o transforma em bode, onde o bruxo para utilizar o poder da espada precisa que receba de uma menina pura, daí o espetáculo se desenvolve onde o bruxo tenta colocar para esta menina (feiurinha), os conceitos todos trocados de belo e feio, certo e errado, honestidade, humildade, sempre com muito humor.
            No desenvolver do espetáculo tem cenas com marionetes. O cenário é uma grande floresta, dividida entre o bem e o mau, com direito a caldeirão e tudo.
            A Companhia LUZES, já lançou o DVD, onde as crianças podem  assistir  o espetáculo com toda a sua magia, e já alcançou a venda de 28 mil unidades. Lançou também uma Revista de pintura, do cenário, figurino, adereços cênicos, jogos, tudo sobre o espetáculo para as crianças após assistir o mesmo, reproduzir o que foi visto pintando.
19h00 = Teatro Adulto = O CABUCO DE CAMETÁ CONTRA O MALANDRO DA CAPITÁ.
Grupo de Teatro Artefato = Direção: Jorge Prestes.
O ‘cabuco de Cametá contra o Malandro da Capitá’ conta a história de um Caboclo do Município de Cametá, Chamado de Zé Malazarte preguiçoso como ele só, mas muito esperto, que vive de dar contos nos outros. Depois de umas trapaças feitas a um dono de um sitio que era metido a esperto, resolve se mudar pra capital, Belém do Pará. 
Onde é recebido pelo Saçá o malandro da Capital. Que logo se chega ao caboclo para aplicar seus golpes, mas se depara com um Caboclo muito astucioso.
O espetáculo Reflete com muito humor, este grande combate entre a astucia do caboclo Zé Malazarte contra a malandragem de Saçá do Veroca.
 20h00 = Teatro Adulto = O SEGREDO DA PRIMAVERA
Grupo de Teatro Foskaluz = Direção: Mikeas Lisboa.
Trágico, dramático ou Cômico O segredo da primavera é um espetáculo surrealista que aborda as relações (des) humanas através dos Personagens Afrânio (patrão) e Wilson (Mordomo) no Ato de dominar ou ser dominado Representa-se assim os papéis sociais que cada um de nós desempenhamos, uns para com os outros, bem como a inversão destes papéis e conseqüentemente dos valores que determinam nossas ações. O espetáculo também traz referencias do fazer cênico ou dos jogos de composição da cena, que se repete num modelo transitório dinâmico o que nos faz supor que o ato criador é algo impossível de sua própria repetição; nenhuma cena é igual ainda que seja a mesma cena. E como na imprevisibilidade da vida um grande segredo é norteador desta "quimeraculosa" história de dois velhos que não se suportam mas continuam unidos pelo jogo de poder ou o desejo por tê-lo.
21h00 = Teatro Adulto = TRÊS ESPELHOS E UMA CAMA
Companhia Thaetro = Direção: Chagas Franco.
            3 espelhos e uma cama: Drama doméstico, em um ato, baseado na obra do dramaturgo norte americano Robert Petrick: Rendas de amor. O espetáculo narra a história da crise conjugal de Ricardo e Bianca, um casal de classe média dos dias atuais, que enfrenta a sua fase mais difícil devido ao ciúme descontrolado de Ricardo.

Dia: 19 de Setembro de 2012
Local: Tenda do Centur.
ENTRADA  FRANCA
Direção Geral: FERNANDO  RASSY